quinta-feira, 15 de março de 2012

As aulas para pais gestantes - Parte I

Depois de contar para todo mundo sobre a gravidez, começamos a nos concentrar no que íamos fazer com tantas questões levantadas sobre a gestação, as dúvidas do pós-parto (vejam só...), nutrição, riscos, papos de avó, dicas de mãe, de sogra, de vizinha(o), do pai, do espírito santo, etc, etc. O que fazer então? Ah, que tal um daqueles cursos para casais?


Resolvemos então encarar um curso para pais gestantes. Esse é o nome. E vocês já podem imaginar, que na minha cabeça de homem, começou a vir aquela coisa de filme americano. Todos os casais se apresentando, os pais com os bebês, aprendendo a trocar as fraldas, as mães ensaiando a famosa respiração cachorrinho... Que nada, tudo peça de ficção de última. Na verdade, esse curso é bem mais importante e interessante do que eu imaginava.


São conversas francas, que buscam desmistificar muitas das coisas que a gente ouve ou ainda vai ouvir de nossas próprias famílias e amigos. Algumas coisas eu nem sabia, tipo que falam para as mulheres que comendo canjica ajuda na produção do leite, cerveja preta (?) também (só se for para tornar o teu filho no próximo Zeca Pagodinho). É muito papo furado que precisa ser corretamente explicado para as pobres mães e pais (nós) para uma gravidez tranquila. Bem, o curso funciona da seguinte maneira. Temos aula nas segundas e quartas, sempre das 19h30 às 22h. E vou contar um pouco das duas primeiras, que ocorreram durante esta semana. A primeira foi assim...


O primeiro encontro foi sobre o parto em si. Bem, vejamos as palavras chaves: clara de ovo, analgesia, anestesia, remar, posição cesariana = cristo na cruz... Calma, calma, explico para as(os) desavisadas(os). A clara de ovo é o tampão mucoso, que é a proteção da entrada do útero, que a mulher perde alguns dias (até 15) ou horas antes do parto. Analgesia é uma anestesia sem tirar a sensibilidade, portanto a mulher sente tudo, mas sem dor. É utilizada no parto normal. A anestesia é mais indicada no parto de cesariana.


O "remar" ali é a posição que as mulheres ficam ao dar à luz. E, ao contrário dos filmes, não existe essa de respiração cachorrinho. É só prender e forçar, pelo menos foi o que falaram... E o Cristo na cruz seria a posição na cesariana, já que a mulher fica com os braços abertos para o lado. Claro, a nomenclatura é do cara aqui. Ah, resta dizer, se vocês foram a estes cursos, evitem ficar na primeira fila, ou podem acabar participando do parto de um bebê boneco, rsrsrs.


Na sequência o segundo encontro...



Um comentário:

  1. tá indo bem filho e nora!!! buscar conhecimento para não fazer bobagens (ou ouvir) depois...bjão!!

    ResponderExcluir