terça-feira, 27 de março de 2012

Ser pai, ser exemplo

Eu sempre pensei que deveria ser modelo. Não, não modelo desses de moda, que fica fazendo caras e bocas. Nada disso, ou eu estaria realmente encrencado com este "rostinho" lindo aqui... Eu me referia a ser um modelo de atitude, de exemplo, para que meu filho olhasse os meus passos e tivesse a quem se espelhar realmente. Um caminho para pelo menos trilhar o começo, ou o fim. E esse dia agora parece que chegou. 

E daí a perspectiva mudou, totalmente. Agora, ao invés de certezas, tenho ainda mais dúvidas. Tipo quando surge um obstáculo no trabalho, uma dificuldade na família, coisas que me fazem pensar se estou tomando atitudes certas e bem pensadas. Será que o pequeno (ou a pequena) vai ter orgulho? Será que vai me repreender mais tarde, dizer que eu poderia ter feito diferente... Realmente não sei.

Ser pai, nem sei ainda o que isso significa, afinal ainda é cedo para saber, mas quando paro para pensar é assim que me sinto. Como a gente muda mesmo, né?! Digo, nessa fase, a gente vai percebendo que na verdade a perspectiva da vida é aquilo que sempre nos dizem, para sempre SERMOS felizes, conquistar essa felicidade a todo custo e, de repente, esse direcionamento muda de enfoque. A gente quer é fazer alguém feliz, nossa esposa e depois vêm nossos filhos e a vida muda mais uma vez a brincadeira...

Pai, do latim patre
também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador, palavra curta, mas que tem um significado imenso. Na minha cabeça é não falhar, não decepcionar. Mas como humano, sei que é muito difícil não cometer erros. Só espero que eles sejam menores que toda minha vontade e todo o meu carinho que já existe pelo bebê. Acho que meu medo maior, na verdade, é realmente admitir que são justamente os meus erros que servirão de exemplo para que eles não sigam certas estradas. Meu orgulho ferido por ter caído algumas vezes.

No entanto, só vou poder saber mais tarde. Mas o sentimento já veio com tudo. E olha que o pequeno ainda nem chegou e já é um exemplo para MIM. De como eu devo SER pai, SER exemplo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário