domingo, 18 de março de 2012

As aulas para pais gestantes - Parte II

Pois bem, como eu disse no primeiro texto da série sobre o curso, a segunda aula foi bem interessante, sobre o aleitamento materno e nutrição. Durante a primeira metade da aula, um bebê de pano e um avental com mamas foram os atores principais. Não preciso nem dizer que já comecei a suar quando a enfermeira veio com aquilo na mão. Logo comecei a pensar "tá, agora ela vai dizer para os pais irem lá pra frente experimentarem como é amamentar, só para debochar da nossa cara". Mas que nada. 

Ela colocou o avental e começou a dar as dicas de como segurar o bebê e todos estes detalhes. O mais engraçado foi quando ela, a enfermeira, demonstrou como "ensinar" o recém nascido a abocanhar o mamilo da mãe. "Vocês vão fazer a pegada e vão passar a mama na boquinha do neném. Quando ele abrir bem a boca, como se estivesse bocejando, vocês enfiam na boca dele. Enfiam mesmo", disse ela. Todo mundo riu, não sei se de nervosos pela agressividade da moça. Mas então ela explicou. "É que se ele pega muito na ponta, isso pode machucar o mamilo da mãe e dói!"

Além disso, duas coisas me chamaram a atenção e que não fazia ideia. O bebê deve mamar até dormir ou deixar de sugar sozinho. Aí é que sabemos que ele esta de fato satisfeito. Outra coisa, a mulher perde bem mais energia, ou seja, calorias, amamentando do que em muitas outras atividades físicas! Então mamães, a melhor maneira de perder peso é dando o peito para os pequenos. #Ficadica!

Mais tarde, para minha surpresa, um dos pais levantou a seguinte questão: como saber se o choro do bebê era de fome ou qualquer outra coisa? O que me surpreendeu foi que ele citou um artigo que, uns dias antes, o @rastalex havia me mostrado. A matéria fala de uma roupa capaz de entender, através dos batimentos, da temperatura e dos movimentos da criança, qual seria o motivo do chororô. E o fato curioso é que este pai foi o mais interessado na aula de aleitamento materno. Era cada pergunta, uma hora acho que ouvi uns cochichos perguntando quem seria afinal o amamentado...

Bom, na segunda metade da noite, fomos brindados pela parte nutricional da gravidez. Foram dicas muito interessantes, do tipo, que alimentos se podia consumir, que não se pode tomar bebidas alcoólicas, claro, e que se deve ter cuidado pois os alimentos mudam o gosto do leite. Tudo isso sem nenhum problema. Até que a nutricionista citou uma pesquisa científica, em animais, sobre uma série de alimentos que "poderiam" fazer mal para às mães. Pronto, baixou o inferno na Terra. 

O assunto dominou a aula até os últimos momentos, não se chegando a uma conclusão, obviamente, até porque nem o estudo tem uma clara definição sobre o tema. Eu também achei muito radical cortar certos alimentos que a lista apresenta como vilões. Nela, uva, azeite de oliva e brócolis são proibidos, pois poderiam interferir na formação de um canal chamado de ducto arterioso, no coração do neném... Mas como não entendo nada disso, deixo para que vocês e suas nutricionistas e médicos entrem em um consenso, ok?! 

Só para fechar o post nem preciso mas vou dizer que sai desta noite com uma baita fome... :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário